Ocorreu ontem, 28 de novembro, o pré-lançamento da Brasília Design Week 2024, que promete posicionar de vez a capital brasileira como um farol de inovação, design e sustentabilidade. Conhecida mundialmente por sua arquitetura modernista e planejamento urbano inovador, o objetivo é colocar a cidade no circuito mundial das semanas de design, consolidando-a como um símbolo de criatividade e economia circular no cenário global.
Idealizada pela empreendedora Caetana Franarin, a Brasília Design Week está programada para junho de 2024, contando com uma série de exposições e eventos paralelos. “Brasília inspira e respira criatividade. Não se pode caminhar pela cidade sem encontrar grandes obras ou expressões artísticas. É crucial que nossa cidade adote o design como via para seu desenvolvimento sustentável”, afirma Caetana. Dessa forma, assumindo a postura de ser mais do que um evento, mas um movimento, a BDW 2024 conquistou o suporte de diversos segmentos econômicos significativos para o Distrito Federal, incluindo o setor moveleiro, por meio do apoio da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e instituições parceiras, como a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), a partir do Projeto Setorial Brazilian Furniture.
“O Brazilian Furniture tem tudo a ver com a missão apresentada pelo time da Brasília Design Week, levando o mobiliário, a indústria, o design, a diversidade material, a sustentabilidade e a criatividade brasileira para o mundo. Nesse sentido, a cidade de Brasília, capital de nosso país, é um exemplo de como a criatividade pode ser alavancada para alcançar reconhecimento e excelência global”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.
Brasília Design Week 2024
A vocação da cidade para a economia criativa foi confirmada em uma recente pesquisa conduzida pela UCB (Universidade Católica de Brasília), com apoio da Fecomércio-DF (Federação do Comércio do Distrito Federal) e da Setur/DF (Secretaria de Turismo do Distrito Federal). A pesquisa identificou mais de 130 mil “agentes criativos” espalhados por todas as Regiões Administrativas do DF, atuando em áreas como móveis, moda, tecnologia, música, arte, publicidade e games.
Nina Coimbra, curadora do evento, também ressalta a importância da ação: “A exposição será diversificada, sustentável e representativa, com inovações no uso de matérias-primas e processos que refletem a conscientização dos desafios ambientais e sociais do Brasil e de Brasília. A Brasília Design Week vai destacar a identidade brasiliense no design, evidenciando seu sincretismo e a mistura das culturas populares brasileiras”. Dessa forma, o evento de pré-lançamento, que ocorreu na Galeria Index, no Setor Comercial Sul (SCS), foi apenas um prelúdio para o grande movimento que deverá ocorrer em junho do próximo ano.
Diversas exposições e oficinas voltadas para o desenvolvimento criativo já estão programadas, contando com a exibição de peças brasileiras que serão expostas no Salone del Mobile.Milano, durante a Semana de Design de Milão, na Itália, por meio do Projeto Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil, conectando designers e marcas nacionais com o mercado global. ”O setor moveleiro nacional é amplamente premiado por sua qualidade e design inovador. O Brasil é rico em matéria-prima, como madeiras, tramas e couro, que representam diferenciais competitivos significativos e agregam valor aos nossos produtos. Brasília e os designers brasilienses são grandes exemplos do que temos de oferecer de melhor”, pondera Cervieri. Idealizadora da ação, Caetana Franarin ainda reforça a relevância do evento para os negócios, para a cultura do design e para a valorização dos profissionais brasilienses, ressaltando o potencial de se estar na capital do país, onde se encontram as embaixadas de diversos países do mundo.
A intenção é envolver Brasília em uma atmosfera criativa e artística, com a participação ativa de bares, restaurantes, praças, parques, hotéis e shoppings locais. Quanto a isso, Luís Otávio Rocha Neves, presidente do Sindeventos, destaca: “A semana não só aquecerá a economia do Distrito Federal, mas também projetará nossos talentos para o Brasil e para o mundo”.
Sobre a ABIMÓVEL
A ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) trabalha há mais de três décadas para fortalecer a indústria e o setor moveleiro nacional. Em parceria com setores público e privado, busca impulsionar a produção, melhorar o ambiente de negócios e criar oportunidades. Suas iniciativas incluem programas de exportação, sustentabilidade, design integrado à indústria e suporte aos micro e pequenos negócios, promovendo competitividade e inovação.
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com