Imagem: Freepik
A categoria “móveis e eletrodomésticos” avançou no comércio varejista no mês de outubro de 2022, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O desempenho acompanha a média do varejo nacional, que viu o volume de vendas no comércio varejista crescer 0,4% em outubro frente a setembro, na série com ajuste sazonal.
Na série sem ajuste, frente a outubro de 2021, o comércio cresceu 2,7%, terceiro resultado positivo consecutivo. No ano, o acumulado foi de 1%. E, nos últimos 12 meses, ficou em 0,1%, primeiro resultado no campo positivo após cinco meses seguidos de quedas.
Cinco das oito atividades pesquisadas, aliás, estiveram no campo positivo em outubro de 2022, na série com ajuste sazonal. Dentre elas, o destaque ficou para a categoria “móveis e eletrodomésticos”, com crescimento de 2,5% na variação mês a mês. Com relação a outubro de 2021, no entanto, a categoria teve uma pequena queda de 0,5% no volume de vendas no varejo.
Diante de tais resultados, o acumulado de 2022 até outubro no segmento de móveis e eletros apresenta perda de 8,7% e não registra crescimento desde julho de 2021 (2,6%). Para os últimos 12 meses o resultado foi de -11,2%, com quedas consecutivas desde setembro de 2021.
Quando falamos apenas do varejo de móveis, isoladamente, este desempenhou um resultado 15,7% inferior em outubro de 2022 frente a outubro de 2021. Isso, em termos de volume de vendas. No ano, a queda é de 11,4%.
Em receita, por sua vez, o setor moveleiro alavanca a categoria, com taxa de variação negativa de apenas 2% na comparação com outubro do ano passado e de -3,2% no ano.
Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE.