Sustentabilidade como marca do mobiliário brasileiro

“Projetar para o nosso futuro” foi a temática central do Salone del Mobile.Milano 2022, e não por menos. O impacto ambiental, econômico e social de todas as cadeias produtivas ao redor do mundo tem sido objeto de destaque na busca por soluções para minimizar pegadas negativas e melhorar as condições de vida para esta e futuras gerações. Pontos que conversam muito bem com os princípios e diferenciais da indústria brasileira do mobiliário. 

A indústria brasileira do mobiliário, aliás, está entre as que mais têm certificações que comprovam práticas de sustentabilidade em seus processos: cerca de 99% das empresas exportadoras de móveis têm algum tipo de certificação. 

Entre elas, destacam-se certificações como o Carbono Zero e o FSC (Conselho de Manejo Florestal), que comprovam, por exemplo, a neutralidade de emissão de carbono, a origem da madeira empregada nos móveis e o impacto dos processos de produção no meio ambiente. Atestando a melhoria contínua da qualidade, agregando valor às marcas e produtos brasileiros e atestando indicadores de práticas sustentáveis que atuam como normas padrões para exportação.

Com mais de 20 mil espécies de madeiras nativas, a madeira tropical brasileira é, sem dúvida, a grande protagonista da indústria e do design nacional, com suas qualidades físicas e visuais incomparáveis, que se destacam na alta decoração. Mas também é importante ressaltar o uso industrial de madeira proveniente de reflorestamento e manejo sustentável, como Pinus e Eucalipto, que são usados como material renovável e reciclável, além de biodegradável. Enfatizando que o setor brasileiro de árvores cultivadas conta com mais de 9,55 milhões de hectares de área, estocando 4,5 bilhões de toneladas de CO² equivalente. 

Além disso, a indústria brasileira de móveis também se apoia na tecnologia que permite recriar por meio de superfícies especiais diversos recursos materiais e únicos, como as madeiras nativas, texturas e elementos naturais como de rochas e minerais, além de couros e tramas, bem como a variedade de cores e padrões orgânicos que impulsionam nossa brasilidade. 

E não são só as madeiras que provêm de origem reconhecida e têm um ciclo de vida sustentável nessa cadeia. 

As práticas responsáveis são tratadas com seriedade pelas empresas de móveis no Brasil, com a reutilização de resíduos sólidos, o uso de tintas e solventes à base d’água, polímeros biodegradáveis, a reciclagem de embalagens etc. 

A partir da credibilidade que essa postura responsável garante à produção industrial brasileira, a ApexBrasil e a ABIMÓVEL instituíram, ainda, o Programa de Sustentabilidade do Setor do Mobiliário (SIMB) no âmbito do Projeto Setorial Brazilian Furniture. Por meio do SIMB, as empresas associadas têm acesso a estudos e diagnósticos do setor e práticas sustentáveis, orientações para aplicar boas práticas, acompanhamento e ferramentas aplicáveis, além de iniciativas de apoio e fomento que visam aproximar os elos da cadeia produtiva. 

Dessa forma, gerando sinergias, potencializando as vantagens comparativas relacionadas ao setor de base florestal e promovendo maior consumo de madeira certificada de manejo florestal sustentável. São questões que colaboram para a maior inserção da indústria moveleira brasileira no mercado mundial, sobretudo agora, em que a produção e gestão sustentáveis colocam-se como um dos maiores critérios de competitividade global.

O SIMB tem foco na expansão dos negócios e na internacionalização da indústria moveleira nacional por meio de três importantes pilares — melhoria da competitividade, design integrado à indústria e sustentabilidade. 

Conheça mais: http://www.brazilianfurniture.org.br/simb

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

  • Promoção de Exportações e Investimentos
  • Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial
  • Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br. 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

Compartilhe: