Senai Paraná e MadeiraMadeira inauguram 1º Centro Tecnológico de desenvolvimento de móveis

Espaço será palco para inovação nos materiais, processos e pesquisas de novos produtos

No final de janeiro foi inaugurado o 1º Centro Tecnológico de Desenvolvimento de Móveis do País, envolvendo indústria, varejo e consumidor final. O espaço, idealizado em parceria entre o Sistema Fiep, Senai Paraná e MadeiraMadeira, será um estúdio de cocriação e conta com laboratório para testes, área de prototipagem, estúdio de fotografia e vídeo, além de showroom

A proposta do ambiente – instalado na unidade da Costeira do Senai, em São José dos Pinhais (PR), na Região Metropolitana de Curitiba – é promover a inovação e tecnologia tanto nos materiais, incluindo opções mais sustentáveis, reduzindo o tempo de montagem, uso de ferramentas e desperdício de embalagens, como nos processos, pesquisas, prototipagem, testes e novos produtos.

O movimento faz parte de uma guinada nos negócios da MadeiraMadeira, que, além de vender pelo site e pelo aplicativo, intensifica a atuação da empresa no ciclo completo da experiência do cliente, desde a produção até a entrega de móveis. De acordo com a companhia, um móvel pode demorar até seis meses para ser criado desde o briefing até a comercialização. Com o centro, a proposta é reduzir o tempo para um mês, além de lançar 200 novos produtos mensalmente ao longo de 2022.

“O Centro de Tecnologia é uma vitória. Unir a força da MadeiraMadeira, unicórnio curitibano que vem crescendo de forma exponencial, para desenvolver produtos, e o Senai Paraná, para garantir itens de qualidade e alta tecnologia será extremamente relevante para o estado. Quanto mais a MadeiraMadeira cresce, mais a indústria moveleira irá crescer. O Senai tem um papel de grande articulador entre o segmento industrial e empresas de serviços, além de grande balizador de qualidade”, explica Fabrício Luz Lopes, gerente executivo de Tecnologia e Inovação do Sistema Fiep. “O espaço será uma extensão do nosso laboratório, o Instituto de Madeira e Mobiliário, na Região Metropolitana de Curitiba. Nosso instituto cresce com esse movimento, ganha uma nova planta, passa atender não só a MadeiraMadeira, mas às indústrias locais”, completa.

O presidente do Sistema Fiep, Carlos Valter Martins Pedro, destaca que a parceria vai beneficiar toda a cadeia produtiva de móveis do Paraná, uma das mais relevantes da indústria do estado. “O Sistema Fiep investe constantemente em estruturas e serviços que agreguem valor à indústria. Nesta parceria, aliamos o conhecimento técnico e a capacidade tecnológica do Senai com a visão inovadora da MadeiraMadeira, o que certamente resultará em novas oportunidades de negócios não apenas para a empresa, mas para o setor moveleiro paranaense como um todo”, afirma.

 
Foto: agenciafiep.com.br
Compartilhe: