São Bento do Sul conhece projeto para alavancar pequenos negócios do Setor Moveleiro

PDCIMob será apresentado no maior polo de SC pela ABIMÓVEL e pelo SEBRAE, no dia 19 de outubro

 

As micro e pequenas empresas do mobiliário de São Bento do Sul, maior polo moveleiro de Santa Catarina e também o maior exportador do país, que concentra cerca de 270 empresas e 34,5% dos empregos do setor no Estado, conhecerão nesta quarta-feira, 19 de outubro, um programa com ações voltadas para alavancar ainda mais a competitividade dos pequenos negócios da região.

O PDCIMob – Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário é fruto da parceria entre a Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), e será apresentado na sede do SINDUSMOBIL, com a participação dos parceiros.

“O empresário que aderir ao projeto certamente terá condições de obter um nível de gestão e competitividade diferenciada para o seu negócio, através de diferentes ferramentas e oportunidades de desenvolvimento com visão estratégica. O projeto visa justamente auxiliar os pequenos negócios a buscar se relacionar com os demais players da cadeia produtiva, aumentando a produtividade, as vendas e o seu nível de competitividade em um mercado cada vez mais seletivo e sustentável”, diz Luiz Pimentel, presidente do Sindusmobil de São Bento do Sul.

O PDCIMob oferece as empresas a oportunidade de se desenvolverem a partir de ações pensadas em três frentes estratégicas. As atividades se concentram em inteligência setorial e digital, a fim de preparar os negócios para as plataformas e canais digitais; em melhoria da competitividade, com a inserção das empresas em programas existentes na área e no design aplicado à indústria; e aproximação comercial, gerando negócios tanto com compradores quanto com a cadeia produtiva.  A adesão confere uma oportunidade para aperfeiçoar ainda mais as pequenas indústrias do polo, conhecido por sua produção de móveis voltados à exportação e por ser o maior fabricante de móveis de madeira maciça.  “As capacitações em gestão, inovação e negócios vão fazer com que as empresas acessem novos mercados e se consolidem onde atuam”, diz a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

Consolidado e referência no setor, o polo de São Bento do Sul também inclui indústrias de Rio Negrinho e Campo Alegre. O estado de Santa Catarina responde por 11,1% das exportações nacionais de móveis, conforme o BRASIL Móveis – Relatório Setorial da Indústria de Móveis no Brasil 2021, encomendado pela ABIMÓVEL junto ao IEMI.

Serviço

O quê: lançamento do PDCIMob

Quando: dia 19 de outubro, às 17h

Onde: auditório do SINDUSMOBIL (Rua Afonso Grosskopf, 352)

Inscrições: https://bit.ly/3SUwTxo

Apresentação ocorre, também, em Rio Negrinho 

Município catarinense conhece projeto realizado pela ABIMÓVEL e SEBRAE

 

Inserido no polo moveleiro de São Bento do Sul, o maior de Santa Catarina, o município de Rio Negrinho também conhecerá no dia 19 de outubro as ações oferecidas pelo Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário (PDCIMob) que tem como objetivo, fomentar a competitividade dos micro e pequeno negócios do mobiliário.

A iniciativa é realizada pela Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário (ABIMÓVEL) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), com apoio do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rio Negrinho (SINDICOM), da Associação Empresarial de Rio Negrinho (Acirne) e do SEBRAE SC, onde ocorre o encontro, às 19h30min – de forma presencial.

“Estamos em uma região rica no ramo moveleiro, com grande concentração de micro e pequenas indústrias. Esse projeto vem para fortalecer o nosso polo e com isso, preparar nossas empresas para um ambiente de negócios ágil e competitivo, aprimorando a inteligência comercial das nossas empresas”, diz Rose Meri Soares, presidente do Sindicato das Indústrias da Construção e do Mobiliário de Rio Negrinho (Sindicom).

O PDCIMob está sedimentado em três ações focais em inteligência setorial e digital, melhoria da competitividade e aproximação comercial, e convida as empresas a participar de uma jornada transformadora, pauta em inovação, gestão e geração de negócios. A proposta é oportunizar crescimento sustentável aos pequenos negócios, inserindo-os e preparando-os para um cenário de competitividade de mercado”, diz a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri.

Serviço

O quê: lançamento do PDCIMob

Quando: dia 19 de outubro, às 19h30min

Onde: auditório da Acirne (Rua Maria Scholz, 62), em Rio Negrinho

Compartilhe: