Projeto Brazilian Furniture é destaque no ApexCast, o podcast da Apex-Brasil

Respondendo por 46% do total exportado pelo setor moveleiro no Brasil, o Projeto Setorial Brazilian Furniture conta atualmente com mais de 160 empresas associadas e um arrojado calendário de ações com foco na internacionalização da indústria de móveis brasileira, baseando-se no tripé “design, sustentabilidade e competitividade”. 

Fruto da parceria entre a Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos e a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, o projeto foi firmado pela primeira vez em 2007, retomado pela ABIMÓVEL em 2014, sendo renovado a cada dois anos. Passando por grandes transformações e trilhando uma trajetória de sucesso, o Brazilian Furniture vem acumulando bons resultados e é hoje considerado referência entre o conjunto de Projetos Setoriais da Apex-Brasil.

Mesmo em face das restrições e da crise econômica gerada pelo acirramento da pandemia pelo mundo, as empresas participantes da última etapa do projeto viram suas exportações aumentarem em 47% nos últimos dois anos. Somando, dessa forma, um total superior a R$ 600 milhões em negócios realizados com 111 diferentes países, incluindo negociações com mercados inéditos, apenas entre 2018 e 2020.

Com tantos números positivos e expectativas ainda maiores para o novo biênio 2021-2023, a parceria entre a Apex-Brasil e a ABIMÓVEL foi renovada no último mês de fevereiro, e é agora assunto de destaque no ApexCast, o podcast da Apex-Brasil. A edição especial sobre o tema abordou a evolução das exportações ao longo dos últimos anos e as ações para fortalecer tanto a indústria quanto o design brasileiro ao redor do globo. 

Apresentado por André Castro, foram convidados para o bate-papo a analista de indústria e serviços da Apex-Brasil, Clarissa Franco; a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, referência no setor moveleiro nacional; o diretor comercial da premiada Móveis James, Jaime Pfutzenreuter; e a CEO da conceituada marca ETEL, Lissa Carmona.

“A Apex-Brasil tem em seus projetos setoriais um dos mais importantes instrumentos para a promoção das exportações brasileiras, a internacionalização das nossas empresas e a atração de investimentos estrangeiros para o País. Nesse sentido, a ABIMÓVEL tem sido uma referência pela atividade, qualidade e o volume de negócios que temos atingido por meio do Brazilian Furniture, que já ajudou centenas de empresas a chegarem a mercados importantes e participarem de eventos sofisticados como a Semana de Design de Milão, bem como a conquistar grandes prêmios, como o iF Design Award.”

Clarissa Franco

 

“A indústria de móveis no Brasil exerce um papel de destacada relevância tanto na cadeia produtiva na qual ela está inserida quanto na economia como um todo, sendo a sexta maior produtora de móveis no mundo. Não se trata de um número qualquer, mas sim de grande importância estratégica para os negócios. Somos também o 28º maior exportador, 58º maior importador e a oitava cadeia que mais emprega no País. O Projeto Brazilian Furniture fornece à indústria de móveis brasileira diversas ações, como a participação em Feiras Internacionais, Missões Comerciais, Projetos Compradores, Vendedores e de Imagem; além de instrumentos de inteligência comercial que permitem com que ela se fortaleça e se destaque ainda mais no mercado internacional.”

Cândida Cervieri

 

“Somos parceiros do Brazilian Furniture há muito tempo, sempre aculturando e aprendendo durante este processo de desenvolvimento constante. Participamos de rodadas de negócios, ações de Design Integrado à Indústria, feiras internacionais, entre outras ações, e hoje a Móveis James tem como seu maior mercado internacional os Estados Unidos, além de exportar para toda a América do Sul (…) Há alguns anos iniciamos um trabalho focado no design para atender tanto ao mercado externo quanto interno. Tivemos, claro, muita necessidade de ajuste e foi construindo nossa maturidade estratégica ano após ano, desde 2004, que em 2021 alcançamos o iF Gold Award Design, com a adega Cacho, em parceria com Dimitri Lociks e Simone Turíbio, da Choque Design (…) Se antes trabalhávamos especialmente de forma customizada para o mercado internacional, agora vendemos sobretudo o nosso próprio design ao mundo, nossa brasilidade, nossa gente e nosso trabalho.”

Jaime Pfutzenreuter

 

“Maior editora do design moderno e contemporâneo brasileiro, a ETEL já nasceu focada na internacionalização dos materiais, técnicas e profissionais que fazem da escola de design brasileira uma referência no mundo, lado a lado ao design italiano, francês, escandinavo (…)  Sempre presentes nos grandes eventos internacionais, no ano passado fizemos o último grande evento em Milão em parceria com o Projeto Brazilian Furniture (iniciativa da ABIMÓVEL e da Apex-Brasil), apresentando à imprensa mundial um preview de nossa coleção assinada pela grande Patricia Urquiola. A coleção foi lançada e essa parceria entre design, indústria, ETEL e o projeto foi um sucesso! Fomos nomeados pela Elle Decor India como uma das cinco empresas no mundo com maior impacto positivo no ‘zero waste’. Comprovando a união da cadeia em prol do design, da sustentabilidade e da competitividade. Neste ano ganhamos posição de destaque também no iF Design Award com o aparador Horizonte, assinado por Lia Siqueira da Azul Arquitetura. Tudo isso comprova que ninguém faz nada sozinho. Se a Itália chegou onde chegou, foi pela parceria entre os setores público, privado e todos os elos que compõem a cadeia do mobiliário. Também estamos chegando neste estágio.”

Lissa Carmona

 

Conheça mais sobre o Projeto Setorial Brazilian Furniture, a atuação da ABIMÓVEL em prol do setor moveleiro nacional e as histórias inspiradoras da Móveis James e da ETEL na edição especial do ApexCast. Confira o conteúdo na íntegra abaixo:

Clique aqui e acesse o episódio

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Compartilhe: