Participe da palestra: ‘Panorama da Logística Reversa no Brasil com foco no setor moveleiro’

A ABIMÓVEL promove no próximo dia 10 de novembro, evento exclusivo em parceria com a Eureciclo, cleantech pioneira em créditos de reciclagem no País

 

A pauta ambiental e todos os pontos relacionados ao ESG (sigla em inglês para “governança ambiental, social e corporativa”) têm sido, sem dúvida, alguns dos mais relevantes em todas as economias e setores produtivos do planeta. O que não é diferente na indústria moveleira nacional. 

Entre as diversas questões relacionadas ao tema, ressalta-se a logística reversa das embalagens utilizadas pelo setor, comumente feitas de plástico, papelão e também isopor. Materiais, estes, que exigem atenção e devem ser reciclados seguindo o processo de Logística Reversa aplicado à Política Nacional de Resíduos Sólidos e, mais recentemente, valendo-se também do Recicla+, que atua sob um conceito de compensação ambiental por meio de certificado de créditos de reciclagem. 

A iniciativa, que foi pauta do Decreto do Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério da Economia, deve impulsionar a injeção de investimentos privados na reciclagem de embalagens e produtos descartados pelo consumidor. Além de ser um grande passo rumo a uma economia mais verde. Porém, ainda gera muitas dúvidas na cadeia produtiva da madeira e móveis. 

Conforme as obrigações dispostas na Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305) e o recém-publicado Decreto Federal nº 11.044/2022, todas as empresas que comercializam produtos com embalagens pós-consumo devem realizar as comprovações de logística reversa de pelo menos 22% do total de embalagens geradas junto aos órgãos ambientais de cada estado de destinação dos produtos. 

Para esclarecer a legislação brasileira a respeito do tema, os impactos no setor moveleiro e os conceitos acima mencionados, a ABIMÓVEL organiza uma palestra exclusiva em parceria com a Eureciclo, empresa pioneira em créditos de reciclagem no Brasil.

O evento, apoiado também pela ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e pelo Sebrae Nacional (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), ocorre no dia 10 de Novembro de 2022, às 18h, por meio de plataforma digital / online, com a participação do time da entidade e da cleantech, contando com palestra magna de Michelle Wilmers, especialista em Logística Reversa pela Eureciclo.

As inscrições podem ser realizadas pelo link:

Entre os tópicos  a serem abordados estão:

. O que é Logística Reversa

. Logística Reversa por compensação ambiental (créditos de reciclagem)

. Dados de reciclagem no Brasil

. Legislação brasileira (PNRS e Decreto 11.044/2022)

. Trabalho da Eureciclo e cases estratégicos

SERVIÇO:

“Panorama da Logística Reversa no Brasil com foco no setor moveleiro”

Data: 10 de novembro de 2022

Horário: 18h

Link de inscrição: https://forms.gle/jAz32S1imdJDh2y3A

Realização: ABIMÓVEL, EURECICLO

Apoio: SEBRAE, APEXBRASIL

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa
press@abimovel.com

Compartilhe: