Pagamento do 13º salário pode impulsionar vendas no varejo

Imagem: Freepik

O pagamento da primeira parcela do 13º salário, que legalmente deveria ser efetuado até a última quinta-feira (30), pode trazer um impacto significativo para o varejo, incluindo o setor de móveis. Especialistas do setor financeiro estimam que a injeção de recursos proporcionada por essa gratificação natalina, que em 2023 deve injetar cerca de R$ 291 bilhões na economia, poderá ser um importante catalisador para as vendas, sobretudo em segmentos de maior valor agregado.

O cenário é alimentado pelo fato de que aproximadamente 87,7 milhões de brasileiros receberão, em média, R$ 3.057 adicionais em seus rendimentos. Essa renda extra, isenta de descontos nesta primeira parcela, tem o potencial de ser direcionada para compras de maior valor, que muitas vezes são postergadas durante o ano. Segmentos como mobiliário, eletrodomésticos e serviços de reforma residencial, que normalmente requerem um investimento mais significativo, tendem a se beneficiar diretamente desse fluxo adicional de capital no mercado.

Além disso, com a aproximação das festas de fim de ano, a tendência é que os consumidores se sintam mais propensos a investir em melhorias no lar e em presentes de maior valor, impulsionando ainda mais as vendas no varejo. A expectativa é que este efeito seja sentido de maneira mais intensa nas semanas que antecedem o Natal, período tradicionalmente marcado por um aumento no consumo.