O que esperar do Salone del Mobile.Milano 2022?

“O Salone del Mobile.Milano 2022 será inclusivo, responsável e aberto, assim como foi a coletiva de imprensa, transmitida ao vivo pela primeira vez para toda a comunidade de design no dia 16 de março”, garante a presidente do evento, Maria Porro. De 07 a 12 de junho, os pavilhões do Rho Fiera Milano, em Milão, na Itália, receberão dois mil expositores, incluindo mais de uma dezena de empresas brasileiras participantes do Projeto Setorial Brazilian Furniture.

Tendo a sustentabilidade como motor propulsor da temática central da 60ª edição — “Projetar para o nosso futuro” —, todas as marcas estão sendo convidadas a pensar nos estandes com critérios sustentáveis, seguindo o conceito da grande instalação “Design with Nature” (“Design com Natureza”, de 1.400 m², projetada pelo arquiteto Mario Cucinella. A instalação celebra os 60 anos do Salone e ficará localizada no Pavilhão 15, como parte do S.Project, narrando um ecossistema virtuoso que representará idealmente o futuro da vida doméstica.

“Depois de dois anos muito difíceis devido à pandemia, o Salone está olhando para frente. O objetivo é ambicioso: demonstrar que é possível — e crucial — voltar a realizar grandes eventos internacionais presencialmente, incorporando, ainda, a consciência ambiental na produção de móveis”, pontua a presidente. “O Salone del Mobile sempre foi um catalisador de criatividade, positividade e energia. Sempre fomos um lugar de diálogo e construção, tanto em Milão quanto nas edições de Xangai [China] e Moscou [Rússia]. Agora, estamos tão chocados quanto todos com a guerra na Ucrânia, e acreditamos ainda mais na importância de nos colocar como uma ponte entre culturas e estilos abertos ao mundo”, continua Maria Porro.

Ela completa: “É por isso que garantimos que o trabalho dos expositores volte a ser o centro das atenções. O evento funciona como uma tela em branco para todos os seus protagonistas – empresas, marcas e designers – permitindo que projetem suas próprias identidades, promovam seus próprios conteúdos e possam contar suas próprias histórias. Um ponto de referência para toda a comunidade de design. Não podemos ficar parados. Na verdade, temos o dever de avançar ainda mais rápido na direção de soluções de design, produção e distribuição, que sejam tão sustentáveis ​​quanto possível. O que precisamos hoje é uma abordagem ética ao design”.

 

Overview Salone 2022

No geral, a programação de 2022 envolverá mais de dois mil expositores. O Salone Internazionale del Mobile, a Exposição Internacional de Acessórios de Mobiliário e a mostra Workplace3.0 oferecerão muitos caminhos estéticos, nos quais os carros-chefes são produtos de qualidade e frutos de pesquisa. O evento de junho também contará com as exposições bienais EuroCucina e seu evento colateral, a FTK (Technology For the Kitchen), além da Exposição Internacional de Banheiros. 

Retornando após a sua estreia em 2019, o S.Project, exposição dedicada a produtos de design e soluções de projetos de grande dimensão, vai destacar as linhas de investigação mais significativas em superfícies e soluções que permitirão transferir o design de peças individuais para ambientes inteiros.

Mais de 600 jovens designers também participarão da 23ª edição do SaloneSatellite. O tema deste ano é “Desenhando / Projetando para o nosso próprio futuro”. Esta edição nos convida a refletir sobre o design “inclusivo”, promovendo autonomia, conforto, movimento, usabilidade, interação e segurança para todos.

Após a experiência supersalone no ano passado, um estimulante programa de Talks agregará ao mix conversas e debates com as figuras mais marcantes do cenário do design contemporâneo. Um brilhante trio feminino forma a curadoria do programa: Chiara Alessi, Maria Cristina Didero e Beatrice Leanza estão incumbidas de tecer os fios desses encontros, trazendo os seres humanos, o planeta, a beleza e o design de volta aos holofotes.

 

Móveis brasileiros em Milão

Por meio do Projeto Setorial Brazilian Furniture, de incentivo às exportações, a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e a ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos organizam a participação brasileira no Salone del Mobile.Milano 2022, com mais de 10 empresas brasileiras associadas ao projeto já confirmadas como expositoras. 

A participação brasileira no ano passado, aliás, por meio das ações do Brazilian Furniture na edição especial do Salone e do Fuorisalone, que ocorreram em setembro de 2021, chamou a atenção da mídia, de compradores e de profissionais internacionais, ganhando destaque e reconhecimento. Relembre um pouco mais sobre a última edição do evento: BRASIL é destaque na edição especial do Salone del Mobile.Milano 2021.

PROJETO SETORIAL BRAZILIAN FURNITURE

O Projeto Setorial Brazilian Furniture é uma iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da ApexBrasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos, que tem por objetivo incrementar a participação da indústria brasileira no mercado internacional por meio de um conjunto de ações estratégicas tendo como base os pilares da sustentabilidade, competitividade e do design integrado à indústria, voltados para o mercado global.

O projeto conta com a participação de mais de uma centena de empresas que possuem acesso a informações de Inteligência Comercial e Competitiva, Feiras e Missões Internacionais, Projetos Comprador e Vendedor, Projeto Imagem, Programa de Design Integrado à Indústria, entre outras inúmeras atividades no exterior.

– Promoção de Exportações e Investimentos

– Acesso exclusivo a informações e dados de Inteligência Comercial

– Agrega valor ao seu negócio

Saiba mais sobre o projeto e como fazer parte de nossas ações em brazilianfurniture.org.br.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

Compartilhe: