setor-moveleiro-perde-um-de-seus-icones-aos-95-anos-morre-jose-eugenio-farina_14_2645.jpg
29 mai

Setor moveleiro perde um de seus ícones: aos 95 anos, morre José Eugênio Farina

O empresário bento-gonçalvense era presidente do Conselho Consultivo da Todeschini



Faleceu na manhã desta quarta-feira (27), o empresário bento-gonçalvense José Eugênio Farina, aos 95 anos. Farina era presidente do Conselho Consultivo da Todeschini e possuía uma trajetória conhecida nacionalmente no ramo do empreendedorismo.



O empresário construiu sua história vitoriosa a partir de uma tragédia. Em 1971, pouco tempo após se tornar proprietário da Acordeões Todeschini, um incêndio de grande monta consumiu praticamente todo o parque fabril da empresa. Este foi o ponto de partida e de guinada para o segmento de móveis em série tornando a Todeschini um dos maiores players do setor no continente. As novidades implantadas pela empresa naquela época ajudaram a fomentar o papel do designer na indústria e a relevância do polo moveleiro de Bento Gonçalves para o país.



Farina teve amplo reconhecimento em vida. No ano de 2019, por exemplo, o empresário foi premiado com o Troféu “Dom Empreendedor”, por meio do Centro de Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves (CIC-BG). O o prêmio foi concedido a Farina como uma forma de reconhecimento devido ao vasto legado de contribuições deixadas não só para Bento Gonçalves, como para a região.



“Geninho” ou “seu Farina”, como era carinhosamente conhecido, trabalhou como balconista de uma farmácia aos 12 anos de idade, além de também ter trabalhado posteriormente em um armazém e como balconista em uma agência de automóveis, até se tornar diretor na Metalúrgica Bento Gonçalves e na Farina S/A. Hoje o conglomerado por ele fundado controla as marcas Todeschini, Italínea, Criare, Carraro, Avantti, Todesmade, Todesflor, Grato e Todescredi.



Farina integrou ao longo de sua grande trajetória, uma série de entidades empresariais e também sociais. Ele foi presidente do CIC-BG, da Fenavinho, da Apae, do Conselho Administrativo do Hospital Tacchini. Também integrou o Conselho Fiscal do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) ininterruptamente entre os anos de 1977 e 1987, além de ter ocupado a função de diretor de Exposição Industrial na 1ª e 2ª edições da Mostra do Mobiliário, hoje a feira Movelsul Brasil.



Fonte: Emobile



Manifestação da Abimóvel



"É com pesar que a ABIMÓVEL, Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário, recebe a notícia do falecimento de José Eugênio Farina, Presidente do Conselho Consultivo do Grupo Todeschini. Seu Farina, como era conhecido, foi um grande visionário, muito à frente do seu tempo. Deixa um legado de empreendedorismo, liderança, trabalho e respeito a todos que conviveram com ele. A entidade envia profundos e sinceros sentimentos aos familiares."


ibá - indústria brasileira de árvores
sebrae
sistema fiep
cni - confederação nacional da indústria
brasilian furniture
apexbrasil
ministérios das relações exteriores
pátria amada brasil