por-dentro-da-nr-12_14_2912.jpg
08 mar

Por dentro da NR 12

Se você atua na indústria, deve estar por dentro da Norma Regulamentadora nº 12, mais conhecida como NR 12. Uma das mais importantes e extensas entre as 36 normas que regulam a consolidação de Leis Trabalhistas no País, em linhas gerais, tem como objetivo garantir que máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Dessa forma, mesmo máquinas importadas que já obedeçam às normas de segurança internacionais, devem ser adequadas à luz da legislação brasileira. Por isso, manter-se atualizado e em conformidade é essencial para o resguardo técnico e jurídico da empresa. 



Conjunto de procedimentos direcionados para a instalação, operação e manutenção de máquinas e equipamentos, então, a correta implementação da NR 12 visa reduzir a exposição dos trabalhadores aos riscos do chão de fábrica, além de colaborar para o condicionamento e a padronização dos processos, entre outras questões. 



 



Etapas da adequação à NR 12



A primeira etapa para a adequação da fábrica à NR 12 é a elaboração da Análise de Risco, que tem como base as normas ISO 12100 e a NBR 14153, sendo a etapa inicial da adequação estruturada. “Essas análises servem como mecanismos de detalhamento das correções necessárias em função da classe de segurança da máquina e tem como meta a definição do Plano de Trabalho com priorização das ações corretivas”, explica o especialista no assunto, Maykell Adriano Kreissig, diretor da Office NR e consultor da ABIMÓVEL - Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário.  



Segunda etapa desse processo, então, o Plano de Trabalho deve conter prazos, orçamento previsto e pontos que deverão ser corrigidos. Já a terceira etapa é a adequação das máquinas e equipamentos propriamente ditos, com adaptação mecânica e elétrica. Em seguida, são elaborados os procedimentos de segurança para operação, manutenção, inspeção, ajustes e limpeza, para, ao final do processo, serem emitidas as Anotações de Responsabilidades Técnicas (ARTs) de cada etapa de adequação, que deve ser assinada por um profissional registrado no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia, ou seja, no CREA do seu estado.



 



Fiscalização



Kreissig explica que a fiscalização pode ocorrer de duas formas, sendo elas, direta e indireta. “A fiscalização direta ocorre quando um auditor-fiscal do trabalho vai até a empresa para realizar a verificação, solicitando informações e documentos. A fiscalização indireta, por sua vez, ocorre por meio de correspondências físicas e/ou eletrônicas nas quais são solicitados dados/documentos e informações que demonstrem o cumprimento das normas relacionadas à saúde, segurança e questões trabalhistas, a depender da finalidade de cada fiscalização.”



 



Parceria entre ABIMÓVEL e Office NR oferece consultoria especializada aos associados da entidade



O trabalho da ABIMÓVEL é direcionado, então, além da dilatação dos prazos concedidos para adequação, ao diálogo e entendimento dos órgãos públicos no que diz respeito à compreensão do processo fabril, seus equipamentos e da concessão desses prazos. Para garantir esse trabalho, a entidade conta com uma empresa parceira, a Office NR. Com o compromisso, portanto, de oferecerem soluções e respostas aos questionamentos dos associados, tendo como base a resolução das demandas relacionadas à NR 12. Possibilitando que, assim, as empresas tenham uma justificativa/entendimento técnico para embasamento nas negociações.



A consultoria realizada pela Office NR destaca-se, dessa forma, no sentido de trazer informações corretas, pontuais e assertivas relacionadas aos assuntos que regem a NR 12. A equipe de consultoria vinculada à ABIMÓVEL dispõe de profissionais capacitados, composta por engenheiros mecânicos, engenheiros eletricistas e engenheiros de segurança do trabalho, especialistas em segurança de máquinas e demais profissionais com competência específica para elaboração de procedimentos de segurança para o trabalho, operação, manutenção, inspeção, ajustes e limpeza.



Para conhecer mais sobre a Office NR e baixar o “Guia NR 12”, acesse o site www.officenr.com.br. Para o associado que se interessa em contratar a consultoria por meio da parceria com a ABIMÓVEL, entre em contato por meio dos e-mails: controladoria@abimovel.com ou executiva@abimovel.com.



 



MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL



Assessoria de Imprensa: Thaís Laurindo | press@abimovel.com | +55 14 99857-0108


abimovel: moveis o nosso negocio
ibá - indústria brasileira de árvores
sebrae
sistema fiep
cni - confederação nacional da indústria
brasilian furniture
apexbrasil
ministérios das relações exteriores
pátria amada brasil