o-que-representa-o-inspiramais-para-a-industria-de-moda_14_2562.jpg
10 mar

O QUE REPRESENTA O INSPIRAMAIS PARA A INDÚSTRIA DA MODA?

O Inspiramais é o único salão de design e inovação de materiais da América Latina. Com sua base em São Paulo, em 2020 completou 10 anos e consiste num dos projetos mais abrangentes da cadeia produtiva da moda, unificando indústrias da linguagem em todo o Brasil e fornece uma identidade para o produto nacional em todos os elos da cadeia produtiva.



A edição Sincronia do Inspiramais que vivemos em janeiro de 2020, foi um marco na história dos projetos de construção de moda no Brasil. É notável que a iniciativa torna-se cada vez mais importante, pois é um ponto de referência para toda a indústria da cadeia de produção de moda, reunindo têxteis e roupas, joias, calçados, móveis, automóveis, componentes e enfeites para calçados e roupas.



Quanto importa a construção da identidade? A construção, que unifica a linguagem e a metodologia para a indústria, hoje gera a fabricação de produtos com base em referências e inspirações únicas, buscando fornecer uma identidade genuinamente brasileira a toda a produção nacional. A proposta em paletas de cores, pesquisas, consultoria e conferências ao longo do ano nos mais diversos polos produtivos do país. As ações realizadas universalizam o produto nacional e ampliam a assertividade de suas vendas, não apenas no Brasil, mas também no mercado internacional.



Como surgiu o Inspiramais?



Para Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal (entidade que iniciou o projeto, que hoje engloba as principais entidades e empresas do setor brasileiro de todos os tamanhos), essa não é uma pergunta fácil de responder. Segundo ela, vários fatores levaram à sua concepção e realização.



“Os motivos mais tangíveis para que o Inspiramais seja compreendido são: facilitar a logística para que, a cada estação, materiais de moda contemporâneos possam ser exibidos em um só lugar; incentivar a criação de novos materiais em um cenário diferenciado e com uma ampla gama de conteúdos; integrar toda a cadeia de produção para que as informações possam ser compartilhadas e promover a cooperação entre as empresas. No entanto, havia um sonho maior: ter um salão nacional que fosse referência interna e externa no lançamento de materiais para a indústria da moda, pois é um dos maiores setores da economia nacional e ocupa um lugar importante no cenário mundial ”, disse Ilse.



Personalidades da moda lideram o desenvolvimento de diretrizes para o setor



Ao longo dos anos, o Inspiramais já teve vários nomes do mundo da moda na implementação de projetos. Entre estilistas, pesquisadores e consultores, uma das personalidades de destaque é Walter Rodrigues, um dos nomes mais respeitados no cenário da moda brasileira. Pesquisador, estilista e designer, acompanha de perto todos os processos do salão como coordenador do Centro de Design do projeto.



“Dez anos de Inspiramais significam o resultado de um trabalho incansável e contínuo da organização do projeto, que sempre entendeu a importância da inovação, design e tecnologia como as grandes vantagens competitivas dos materiais de moda fabricados no Brasil. Este evento também reforça o senso de comprometimento do setor da moda, e aqui destacam-se as indústrias de calçados e acessórios, joias, móveis e até automóveis”.



A aliança com a Abimóvel e o fortalecimento dos elos da moda



Entre as novidades do Inspiramais está a oficialização da Associação Brasileira da Indústria do Mobiliário (Abimóvel) na promoção do evento. A entidade, que já era parceira na organização do Salão desde 2018, está mais próxima do Inspiramais e se torna uma das promotoras do evento, juntamente com a Assintecal, CICB, ABIT e Apex-Brasil.



Cândida Maria Cervieri, Diretora Executiva da Abimóvel, acredita que a integração entre o mundo da moda, materiais e inovação entre as indústrias é uma oportunidade única para agregação de valor, ganho de competitividade e integração econômica. “O rico material resultante da pesquisa e dos estudos, dos aspectos socioeconômicos, culturais, globais e de comportamento do consumidor no mundo são uma importante fonte de consulta também para o setor moveleiro. Como demonstração concreta, em cada edição do Salão - principalmente nos últimos dois anos -, foram apresentados mais de 1.000 tipos de materiais, cuja convergência com a indústria moveleira é evidente, como as matérias-primas da indústria têxtil e de couro. Portanto, pesquisas, insumos, ações apresentadas e sinergias entre setores trazem novas perspectivas e um novo olhar para o nosso setor”, salienta a Diretora.

 



Crescimento do Inspiramais em 10 anos



O próprio Walter Rodrigues analisa todo esse período, das mudanças no mercado, das novas tecnologias e processos e da mudança do consumidor em relação ao consumo e, principalmente, ao impacto do evento no mercado da moda.



“Nestes dez anos, é possível avaliar a influência positiva do Inspiramais no setor de moda brasileiro. Em primeiro lugar, estabeleceu um padrão para lançamentos, através do qual são apresentados novos materiais a cada seis meses, o que facilita o trabalho de designers e empreendedores na criação de suas coleções. O Inspiramais também é uma plataforma para lançamentos inovadores relacionados à tecnologia, conteúdo e, é claro, inspiração. Hoje, o Hall é uma referência quando se fala de negócios e tecnologia na América Latina ”, analisou Walter.



Walter Rodrigues argumenta que “a maior transformação ocorreu nas empresas de material, uma vez que historicamente elas não produziam coleções, mas apenas desenvolviam materiais com base na demanda da indústria de produtos acabados. Devemos lembrar também a mudança no perfil dos visitantes, que como resultado da organização do Salão, tornou-se cada vez mais profissional. Em suma, não somos um espaço para relacionamentos, mas um lugar para realizar negócios."



O Inspiramais é o resultado de uma pesquisa minuciosa realizada ao longo de seis meses, toda essa pesquisa e posicionamento da indústria que coloca o Brasil no mercado consumidor mundial. Esse trabalho envolve uma equipe de consultores e designers, empresas de todos os estados brasileiros, ciclos de conferências em mais de 20 centros industriais e missões internacionais com compradores da América Latina, Europa e Ásia. Além disso, existem outros projetos inovadores que envolvem todo o setor industrial, que unifica seus materiais em um único idioma para a fabricação de produtos brasileiros, alcançando maior assertividade no mercado.



“Conversamos com a indústria responsável pela produção dos mais diversos produtos nas áreas de móveis, roupas, joias e acessórios. São produtos que vão diretamente para o consumidor. O Brasil está estabelecendo um padrão de produtos consumidos mundialmente, de acordo com as tendências internacionais, e também está promovendo uma paleta de cores genuinamente "made in Brazil", com referências à nossa cultura e elementos regionais. Tudo está sendo feito de acordo com um conceito de consumo que fala ao mundo. O Brasil não imaginava atingir esse patamar, mas através do Inspiramais estamos alcançando ”, afirmou Ilse Guimarães, superintendente da Assintecal - Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Manufatura - uma das entidades responsáveis pela organização do Inspiramais.



Fonte: AYMAG


ibá - indústria brasileira de árvores
sebrae
sistema fiep
cni - confederação nacional da indústria
brasilian furniture
apexbrasil
ministérios das relações exteriores
pátria amada brasil