manifestacao-da-abimovel-sobre-fala-do-presidente-do-ipea_14_2860.jpg
27 jan

MANIFESTAÇÃO DA ABIMÓVEL SOBRE FALA DO PRESIDENTE DO IPEA

A ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário vem manifestar sua discordância em relação a fala do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Carlos Von Doellinger, ao Jornal Valor Econômico, na qual defendeu que o Brasil deve deixar de apoiar a indústria e coloque foco em suas vantagens comparativas, como agronegócio e a mineração.



É lamentável que um alto dirigente tenha uma posição tão equivocada e simplista quanto a importância e o papel da indústria para o país e demais setores da economia. A indústria brasileira é responsável pela geração de empregos de qualidade, parques fabris com tecnologia e inovação de ponta, uma indústria manufatureira nacional que responde por cerca de 25% da arrecadação federal, 50,6% das exportações e 65% dos investimentos em pesquisa e desenvolvimento. 



Nesse sentido, a ABIMÓVEL lembra que uma economia vigorosa, se consolida com setores fortes e integrados, quer na indústria, no agronegócio ou serviços.  O Brasil não pode fazer escolhas equivocadas entre setores, principalmente num país com uma indústria tão ampla, pujante e diversificada como a nossa. Nossos problemas concentram-se no elevado custo do capital, na falta de segurança jurídica, na elevada carga tributária, no “custo Brasil”, em problemas de infraestrutura e logística, entre outros.



Portanto, a entidade vem registrar a sua discordância e desconforto quanto a manifestação do referido executivo.



 



São Paulo, janeiro de 2021.



DIREÇÃO DA ABIMÓVEL


abimovel: moveis o nosso negocio
ibá - indústria brasileira de árvores
sebrae
sistema fiep
cni - confederação nacional da indústria
brasilian furniture
apexbrasil
ministérios das relações exteriores
pátria amada brasil