grupo-k1-assina-protocolo-de-intencoes-para-a-instalacao-de-nova-unidade-industrial-na-paraiba_14_2871.jpg
10 fev

Grupo K1 assina protocolo de intenções para a instalação de nova unidade industrial na Paraíba

Representantes do Grupo K1 — considerado o maior grupo moveleiro da América Latina — assinaram no último dia 1 de fevereiro, um protocolo de intenções para a instalação de unidade industrial em Santa Rita, município da região metropolitana de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. O início das atividades da etapa 1 é estimado já para o segundo semestre de 2021.



Com um investimento de cerca de 160 milhões de reais na consolidação do novo negócio, segundo o divulgado pela Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), a previsão de faturamento da nova unidade, uma vez concluída, é de 300 milhões de reais ao ano. “A expansão ocorre com o objetivo de facilitar a distribuição e oferecer produtos de qualidade e preços compatíveis com o mercado local. Além disso, também possibilitará ao grupo trabalhar em um novo mercado na região, a comercialização da linha de colchões e estofados. O que não ocorre hoje devido aos altos custos logísticos”, explica  o presidente do grupo, Carlos Sost.



Além de levar ainda mais visibilidade ao setor industrial paraibano e otimizar as relações logísticas com os clientes na região nordeste do Brasil, a fábrica deverá gerar cerca de 500 empregos diretos e mais de mil indiretos. Outro ponto interessante se dá em relação à sustentabilidade ambiental. A nova operação do Grupo K1 na Paraíba destinará 30% de sua área à criação de um laboratório de Silvicultura — aproveitamento, exploração e manutenção racional das florestas —, que será criado e mantido em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB).



 



Impactos socioeconômicos



O projeto, que terá 95 mil metros quadrados de área construída, já se posiciona como a segunda maior indústria de transformação da Paraíba, inclusive no que tange ao seu potencial de faturamento. Trazendo, assim, impactos econômicos e sociais muito positivos para a região. 



Na ocasião da assinatura do protocolo de intenções, o chefe do Executivo estadual destacou a importância da instalação da empresa para a Paraíba. “O estado abre as portas para receber um grupo do tamanho e da envergadura do K1, o que vai impulsionar ainda mais a nossa economia. Tornando-nos, assim, referência nacional e internacional na fabricação de móveis, considerando que o grupo K1 está presente em 47 países e tem mais de 30 mil pontos de venda.”



O diretor presidente da Cinep, Rômulo Polari Filho, revela que as tratativas foram iniciadas há um ano, em fevereiro de 2020, tendo sido, então, desenvolvido todo um estudo de viabilização e articulações entre instituições públicas e privadas da região para a consolidação do negócio. Diante de todo o trabalho realizado em torno do projeto, Polari Filho é enfático em relação aos planos para o futuro: “O local onde a fábrica [da K1] será instalada vai se tornar um polo moveleiro”.



 



Etapas do projeto



O projeto de expansão do Grupo K1 está dividido em quatro etapas, além da pré-operacional que consiste na implantação de dois parques fabris para produção de móveis e estofados em dois pavilhões arrendados. 



Na etapa 1 será implantado um parque fabril para a produção de móveis em série da marca Kappesberg. Na etapa 2, o grupo instalará a unidade fabril da marca UZ Utilidades. Na etapa 3, será implantada a fábrica de colchões e estofados, com produção de espumas e molas. Já na etapa 4, as três plantas fabris serão unificadas por meio de uma estrutura de estoque verticalizado e expedição central. Utilizando, então, sistema de automação e inteligência de estoques. 



“É com muito prazer que anunciamos nossa chegada a este querido estado, que é a Paraíba. O Nordeste sempre foi uma das principais regiões do país pelo crescimento e desenvolvimento do Grupo K1. Então, não poderíamos ter escolhido um local mais adequado para seguirmos na construção de um Brasil melhor, gerando empregos e renda para as cidades em que estamos presentes”, finalizou o vice-presidente do Grupo K1, Celso Theisen.



Com informações do Governo do Estado da Paraíba



 



 



 



MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário - ABIMÓVEL



Assessoria de Imprensa: Thaís Laurindo | press@abimovel.com | +55 14 99857-0108


abimovel: moveis o nosso negocio
ibá - indústria brasileira de árvores
sebrae
sistema fiep
cni - confederação nacional da indústria
brasilian furniture
apexbrasil
ministérios das relações exteriores
pátria amada brasil