Junho de avanço da confiança na Indústria

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) avançou 1,3 ponto em junho de 2022, de 56,5 pontos para 57,8 pontos. O resultado demonstra avanço da confiança em relação a maio e coloca a confiança do setor industrial no maior patamar desde outubro de 2021.

A indústria segue confiante, pois o índice de confiança permanece acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa confiança de falta de confiança.

Componentes do ICEI

O Índice de Condições Atuais avançou 2,1 pontos, de 49,4 pontos para 51,5 pontos. Ao ultrapassar a marca da linha divisória de 50 pontos, o índice demonstra transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva do setor industrial em relação às condições atuais na comparação com os últimos seis meses.

Entre os componentes do Índice de Condições Atuais, ainda que o índice relativo à avaliação das condições atuais da economia brasileira não tenha alcançado os 50 pontos, o índice se aproximou dessa marca, ao passar de 45,8 pontos para 48,9 pontos. 

Ao mesmo tempo, a avaliação das condições correntes da empresa se tornou mais positiva: o índice passou de 51,1 pontos para 52,8 pontos.

O Índice de Expectativas avançou um ponto, para 61 pontos. Ao se afastar para mais acima da linha divisória de 50 pontos, o índice indica maior otimismo da indústria para os próximos seis meses.

Compartilhe: