Inteligência setorial e digital são estratégias para alavancar pequenas empresas no setor moveleiro

Entre diversas ações estratégicas, projeto desenvolvido pela ABIMÓVEL e pelo SEBRAE promove o mapeamento de mercado e a criação de um plano de trabalho personalizado para impulsionar o crescimento dos pequenos negócios moveleiros no Brasil

 

Fomentar o desenvolvimento de micro e pequenas empresas do setor moveleiro nacional, este é o principal objetivo do PDCIMob: Projeto de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, organizado pela ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e pelo SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Dividido em três trilhas estratégicas — Inteligência Setorial e Digital, Melhoria da Competitividade e Aproximação Comercial —, o projeto visa profissionalizar e otimizar processos e produtos de forma integral, atuando em todas as principais etapas de gestão, produção, divulgação e comercialização na indústria de móveis. Dessa forma, explorando e ampliando o potencial do setor moveleiro nacional, ao colocar nossas empresas cada vez mais em sinergia com o mercado global.

Conheça a primeira trilha estratégica do PDCIMob: Inteligência Setorial e Digital

A “Trilha 01” inclui ações de mapeamento de perfil setorial, qualificação e preparação das empresas participantes do projeto. Uma dessas ações é o “Perfil Empresarial – Personas”, que consiste em delinear o perfil dos empresários que integram o PDCIMob, a partir de um questionário que mapeie informações relevantes sobre os negócios e os profissionais envolvidos no projeto. Auxiliando, assim, nas tomadas de decisões estratégicas para o futuro dessas empresas.

Segundo Marcelo Prado, diretor do IEMI, empresa de pesquisa de mercado parceira da ABIMÓVEL e responsável pelo mapeamento dessas personas, a ação tem um papel fundamental no escopo do PDCIMob, pois permite conhecer a fundo as empresas participantes, seus públicos-alvo, necessidades, diferenciais, objetivos e desafios. “A partir do perfil traçado, é possível entender melhor as particularidades de cada empresa e direcionar as ações do projeto para atender às suas demandas específicas. Além disso, o perfil também ajuda na definição de estratégias de acesso ao mercado e na comunicação com os clientes”, destaca Prado.

A Trilha 01 do PDCIMob tem como metas principais o aprimoramento da gestão e a integração digital das empresas participantes, bem como a futura inserção destas em programas de competitividade e de aprimoramento do design aliado à indústria, que também fazem parte das ações do PDCIMob em suas demais trilhas.

“Conhecer bem as suas próprias características e como elas se relacionam com o mercado e as tendências do setor moveleiro é imprescindível para aprimorar a gestão, criar diferenciais próprios e se tornar mais competitivo. Por isso, investir em inteligência setorial é uma estratégia importante para o desenvolvimento das micro e pequenas empresas do setor”, afirma Prado.

Próximos passos

Após a criação dos perfis das empresas, o próximo passo será desenvolver um plano de trabalho personalizado, com etapas que possam ajudar as empresas a superar desafios e melhor explorar as oportunidades identificadas. Isso inclui desde a qualificação e preparação das empresas para o mercado digital, até o desenvolvimento de novos produtos e serviços que atendam às demandas do seu público-alvo e, claro, negociações com fornecedores e vendas para compradores qualificados.

Para o presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, podemos esperar resultados muito positivos para as empresas participantes do PDCIMob já a partir da execução das ações da Trilha 01. Ele destaca que as empresas estarão mais preparadas para enfrentar os desafios e demandas atuais, o que permitirá que elas se tornem mais competitivas e possam crescer de maneira mais sustentável e intuitiva.

Segundo dados levantados pelo IEMI junto a fontes oficiais com exclusividade para a ABIMÓVEL, as micro e pequenas empresas representam cerca de 78% do setor moveleiro no Brasil, o que evidencia a importância do PDCIMob para o desenvolvimento do segmento. 

“Nesse contexto, a qualificação e preparação das empresas participantes são fundamentais para enfrentar os desafios atuais bem como prepará-las para um mercado cada vez mais acirrado, digitalizado e globalizado”, fala a diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri. Ela completa: “Com o PDCIMob, então, as micro e pequenas empresas podem aprimorar suas habilidades e competências, aumentar sua eficiência e produtividade, além de se manterem atualizadas e integradas às tendências da indústria e do consumo de móveis”.

Visando abranger o País, o PDCIMob conta atualmente com o apoio de parceiros estaduais em 12 Unidades da Federação, representadas pelos SEBRAEs Estaduais, Sindicatos e Associações Estaduais do Setor, tendo como meta envolver mais de 200 pequenos negócios até 2024 (ano final da primeira parte do programa), com efeito de transbordamento para 1.730 indústrias ao redor do País. 

Para participar, visite pdcimob.abimovel.com.

Faça parte dessa transformação!

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com