Instituída Frente Parlamentar Mista em Defesa da Desoneração da Folha de Pagamento

Foi lançada no dia 14 de julho de 2021, em Brasília (DF), a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Desoneração da Folha de Pagamento. Coordenado pelo deputado federal Delegado Marcelo Freitas, o colegiado formado por 194 deputados e seis senadores deverá discutir e elaborar mecanismos que possam ajudar na criação e manutenção de empregos com um custo menor. Melhorando, assim, o ambiente de negócios no Brasil, por meio da simplificação e desoneração de impostos na folha de pagamento. 

A desoneração da folha surgiu em 2011, com o intuito de aliviar a carga tributária de setores intensivos em mão de obra e exportadores. Desde a sua origem ela foi concebida para substituir a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento pelo encargo sobre a receita bruta da empresa. Ou seja, os setores deixariam de contribuir com 20% do salário dos funcionários para a Previdência Social, passando, em contrapartida, a pagarem uma alíquota fixa sobre o faturamento.

Em virtude da pandemia, o regime de desoneração se aplica atualmente a 17 setores da economia. No entanto, deve ser extinto no final do ano. O papel da Frente Parlamentar, dessa forma, é o de tornar a desoneração fixa sob a justificativa, já comprovada por meio de diversos estudos, da manutenção dos empregos, da diminuição da informalidade e o consequente aumento de arrecadação, bem como da melhoria do ambiente de negócios como um todo em nosso País. 

Logo, a ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário apoia e se juntou a esta e demais iniciativas que reduzem a carga e a complexidade tributária que recaem sobre os setores produtivos no Brasil. Aderindo, assim, à nova Frente Parlamentar instituída para a defesa da desoneração da folha de pagamento, por meio da FREMOB – Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria do Mobiliário. 

A entidade reforça, ainda, a necessidade de que seja realizada uma reforma tributária ampla, reduzindo custos ultrapassados e incentivando o empresariado e os setores produtivos na economia brasileira.

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com