Indústria da construção voltou a apresentar recuo em fevereiro, avalia CNI

Imagem: Pixabay

A pesquisa Sondagem Indústria da Construção, da Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostra que o nível de atividade e de emprego caíram em fevereiro, na comparação com janeiro deste ano, no entanto as quedas são menos intensas que o usual para anos anteriores.

O índice de evolução do nível de atividade da indústria da construção ficou em 46 pontos em fevereiro de 2023. O dado está abaixo dos 50 pontos, o que revela queda do nível de atividade na passagem de janeiro para fevereiro de 2023. O gerente de Análise Econômica da CNI, Marcelo Azevedo, explica que, apesar da queda, o indicador de fevereiro de 2023 é maior do que a média histórica para o mês, o que significa dizer que a queda neste mês foi menos intensa e disseminada do que a registrada em anos anteriores.

Nesse cenário, as expectativas dos empresários do setor mostraram acomodação em março, após altas significativas ocorridas na passagem de janeiro para fevereiro. Mesmo com as quedas, os índices se mantêm acima da linha divisória, apontando que o empresário da construção permanece otimista, com expectativa de crescimento do nível de atividade, do lançamento de novos empreendimentos e serviços, das compras de matérias-primas e do número de empregados.


( * ) Com informações da CNI