Do moderno ao contemporâneo, do Brasil para o mundo: explore o universo ETEL na Semana de Design de Milão

Uma das mais notáveis galerias e editoras de mobiliário moderno e contemporâneo baseada no Brasil, a ETEL é globalmente reconhecida por sua marcenaria artesanal associada a iniciativas sustentáveis e uma refinada curadoria de profissionais que a levaram a alcunha de “embaixadora do design brasileiro”. É com essa vocação e espírito, aliás, que a marca apresenta durante a edição especial da Semana de Design de Milão em 2021, uma narrativa ao mesmo tempo miscigenada e singular, delineada pelo uso de cores no design ao longo dos anos. E bem, falar do Brasil é falar de cores e vice-versa.

Com mais de três décadas de uma fascinante trajetória, a coleção de produtos da ETEL concentra pelo menos um século de história do design nacional, contribuindo para a preservação de nossa cultura, técnicas e matérias-primas. Isso porque, com seu trabalho pioneiro de reedições, a ETEL dá nova luz a desenhos primorosos da produção moderna no Brasil — descoberta tardiamente e hoje considerada uma das mais relevantes do período. Convidando, inclusive, importantes nomes da área, oriundos de diferentes partes do mundo, para desenvolverem releituras de grandes obras do design brasileiro.

Nesse sentido, durante o Fuorisalone 2021, a ETEL apresenta uma exposição que percorre objetos de figuras proeminentes do design modernista como Joaquim Tenreiro e Daciano da Costa, Jorge Zalszupin, Lina Bo Bardi, Oscar Niemeyer e Zanine Caldas. Iniciando, assim, um diálogo sinérgico entre o passado e o contemporâneo com criações recriadas pela dama do design internacional, Patricia Urquiola. Entre as peças, destaca-se o lançamento da mesa de centro Raízes, produzida com madeira brasileira e um tampo italiano feito de lã da indústria da moda aglutinado a pó de mármore.

Mesa de Centro Raízes por Patricia Urquiola para a ETEL

Compartilhando dos valores de preservação e promoção da indústria, dos designers e das tradições da marcenaria brasileira por meio do Projeto Brazilian Furniture, organizado pela ABIMÓVEL e a Apex-Brasil, a ETEL foi fundada em 1985 pela prestigiada designer Etel Carmona, na cidade de São Paulo, desembarcando na capital mundial do design, Milão, em 2017, com um espaço especial na Via Pietro Maroncelli.

A marca tem sido fundamental no processo de disseminação do design e do mobiliário brasileiro, trazendo cada dia mais visibilidade, premiações e, acima de tudo, fortalecendo a originalidade do nosso estilo. Consolidando-nos ao lado de referências importantes como a escola de design escandinava e a italiana. Tudo fruto de um trabalho de muita pesquisa e de uma estreita relação com as fundações de grandes mestres, brasileiros ou estrangeiros que descobriram no Brasil sua fonte de inspiração e os materiais para dar vida às suas criações, cuja criatividade influenciou a história da arquitetura e do design mundial.

Reedição original Tapeçaria Penta por Daciano da Costa

Outra grande surpresa durante o Fuorisalone, aliás, será o anúncio do novo profissional que irá compor o robusto corpo de designers que constitui o universo ETEL. “Já participamos de outras edições da Semana de Design de Milão, mas este ano é especial. Marcando um renascimento após esse momento histórico de pandemia e isolamento”, fala a direção da empresa. “Queremos enfatizar por meio de nossa exposição, com cores vibrantes, um novo ânimo e vigor em relação ao mundo. O que foi possível a partir do apoio da ABIMÓVEL e da Apex-Brasil, que nos facilitou alcançar a excelência nessa nossa participação”.

Móvel brasileiro em Milão: Visite-nos no Fuorisalone

Onde? Via Pietro Maroncelli 13 – 20154 – Milão (Itália)

Quando? 04 a 19 de setembro de 2021

Site da empresa: etel.design

O móvel brasileiro estará presente no Pavilhão 03 do Rho Fiera Milano, um dos espaços mais visitados da feira, com a participação de 10 empresas brasileiras associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, iniciativa da ABIMÓVEL – Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário e da Apex-Brasil – Agência Brasileira de Promoção de Exportação e Investimentos.

A programação do projeto em Milão, ainda conta com um evento exclusivo no Fuorisalone, celebrando os 30 anos do circuito na exibição da INTERNI dentro da Università Degli Studi di Milano. A mostra “Brasil – Design em Movimento” contará com 20 marcas e designers de móveis brasileiros  sob a curadoria do arquiteto e designer José Roberto Moreira do Valle e organização da Apex-Brasil, com colaboração da ABIMÓVEL. 

Mais informações: www.abimovel.com | www.brazilianfurniture.org.br

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL

Imprensa: press@abimovel.com
Compartilhe: