A quinta-feira (06) foi marcada por uma intensa agenda da entidade na capital brasileira
Seguindo com sua agenda oficial em Brasília (DF) nesta semana, a comitiva da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) — composta pelo presidente Irineu Munhoz, a diretora-executiva Cândida Cervieri e os vice-presidentes Daniel Lutz e Adeilton Pereira — participou no dia de ontem, 06 de julho de 2023, de uma série de reuniões com lideranças políticas, entidades e órgãos estratégicos para o fortalecimento do setor moveleiro e da indústria nacional. Além disso, a data marcou também a primeira reunião de trabalho do novo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, o CNDI, comandada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio do Planalto.
A comitiva da ABIMÓVEL esteve com o presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, e membros da equipe da agência. Parceiras estratégicas, juntas as entidades são responsáveis pelo Projeto Setorial Brazilian Furniture, voltado para o incremento das exportações e a internacionalização da indústria e do design brasileiro de móveis. O encontro permitiu discutir estratégias conjuntas para continuar promovendo a presença e a competitividade das empresas e dos produtos brasileiros no mercado global, bem como o delineamento de ações que fomentem ainda mais o móvel brasileiro e a marca Brasil.
Os representantes da ABIMÓVEL estiveram, ainda, com o Embaixador Laudemar Aguiar, secretário de Promoção Comercial, Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura, junto também ao Diretor do Departamento de Promoção Comercial, Investimentos e Agricultura do MRE (Ministério das Relações Exteriores), o Embaixador Alex Giacomelli. A convite do MRE, o encontro teve como objetivo estreitar os laços entre a ABIMÓVEL e o Ministério das Relações Exteriores, visando também maior aproximação com os SECOMs (Setores de Promoção Comercial) e seus escritórios ao redor do mundo.
O presidente da ABIMÓVEL, Irineu Munhoz, ressaltou a importância da passagem da comitiva da entidade por Brasília nesta semana: “Estamos empenhados em fortalecer a indústria moveleira e impulsionar o desenvolvimento de nosso país, uma nação de potencial inquestionável. As discussões promovidas por meio dos encontros com nossos parceiros, bem como com lideranças políticas e figuras representativas de setores econômicos e produtivos são fundamentais para alcançarmos uma economia e uma indústria mais forte e competitiva, que privilegie o empresariado, os trabalhadores e a sociedade brasileira”.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial
Um dos eventos mais aguardados da agenda, a primeira reunião do novo Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial ocorreu também na manhã da quinta-feira (06). Após sete anos desativado, o conselho foi retomado pelo atual governo com o objetivo de aprimorar a governança e agilizar a implementação de políticas de desenvolvimento industrial no país.
A ABIMÓVEL, a partir de encontro com o Vice-Presidente da República, Geraldo Alckmin, na última terça-feira (04), conquistou um dos assentos no conselho, representando uma conquista significativa para o setor moveleiro e para a reestruturação industrial do Brasil.
Segundo o Planalto, o CNDI visa encontrar formas de superar “o atraso produtivo e tecnológico do país”, além de promover inclusão socioeconômica, capacitação profissional, redução das desigualdades, sustentabilidade e a melhoria da renda da população.
O colegiado é formado por membros do governo e representantes de setores produtivos e da sociedade civil, com 21 cadeiras ocupadas pelo setor público e outras 21 pela iniciativa privada, com a indústria moveleira sendo representada pela ABIMÓVEL, reforçando a importância do setor na economia nacional.
“Participar do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial, sobretudo neste momento, é um marco importante para a ABIMÓVEL e para o setor moveleiro como um todo. O CNDI tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento industrial do país, buscando soluções para superar os desafios que enfrentamos, com obstáculos que atravancam o desenvolvimento sustentado de nosso país, tanto em relação a fatores internos quanto externos: desde nosso oneroso e ultrapassado sistema tributário até acordos comerciais e políticas internacionais”, pontuou Munhoz, presidente da Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário.
A diretora-executiva da ABIMÓVEL, Cândida Cervieri, acrescentou: “Ao representar a indústria moveleira no conselho, a ABIMÓVEL terá a oportunidade de contribuir com ideias e propostas para promover os interesses e as necessidades do setor, executando a função de pensar em uma nova política industrial para o Brasil, baseada em pilares estratégicos que são também de interesse de toda a economia e da sociedade brasileira. Nosso compromisso é o de fortalecer nossas empresas e reafirmar o Brasil como um destaque no mercado mundial”.
Continue nos acompanhando para ter acesso a mais informações sobre os resultados dessas reuniões e as próximas ações da ABIMÓVEL em prol do fortalecimento do setor moveleiro no Brasil.
Atualizações em breve!
MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!
Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com