ABIMÓVEL apresenta PDCIMOB no Congresso Moveleiro do Nordeste, na Paraíba

Ocorreu nos dias 18 e 19 de agosto de 2022, a 4ª edição do CONEMOV, o Congresso Moveleiro do Nordeste, em João Pessoa (PB), local que vem se consolidando como um novo polo moveleiro nacional — relembre aqui. De organização da Amap (Associação dos Fabricantes de Móveis e Artefatos de Madeira do Estado da Paraíba), o evento contou com o apoio e a participação da ABIMÓVEL (Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário) e do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). 

Com o objetivo de promover a união do segmento, além de fortalecer a economia local, o CONEMOV tem como principal função atualizar os participantes sobre o mercado nacional e internacional de móveis, mostrando novas expectativas do mercado, tendências e afins.

Para tal, contou com uma rica programação de palestras e mesas redondas sobre o cenário moveleiro no Nordeste, que vem se destacando tanto na indústria como no varejo; exportações e o mercado externo; a transformação digital na economia; sustentabilidade; inovações na indústria e discussões com representantes das entidades moveleiras da região; além de visitas técnicas em empresas do setor.

 

Reveja a programação da CONEMOV 2022:

Além de se inteirar e interagir com toda a dinâmica do evento, a ABIMÓVEL e o SEBRAE aproveitaram a oportunidade para apresentar ao público e ao estado da Paraíba o novo Programa de Desenvolvimento, Competitividade e Integração da Indústria do Mobiliário, o PDCIMOB, recém-lançado numa parceria entre as duas instituições. Ressaltando o escopo, as oportunidades e as perspectivas para as micro e pequenas empresas do setor moveleiro em todo o País, a partir do novo programa.

O PDCIMOB pretende envolver mais de 200 pequenos negócios até 2024, ano final da primeira parte do programa, com efeito de transbordamento para 1.730 indústrias. A iniciativa está em fase de definição dos pontos focais nos Estados e polos, planejando, assim, associar esforços e recursos para o desenvolvimento e integração das MPEs de forma sustentável com foco no encadeamento produtivo por meio de cinco objetivos estratégicos: excelência em gestão; inteligência estratégica e promoção comercial; inserção e inovação; competitividade e produtividade; e atuação em rede.

Além disso, foram também apresentados cases de internacionalização de empresas associadas ao Projeto Setorial Brazilian Furniture, desenvolvido pela ABIMÓVEL em parceria com a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), que ainda falaram sobre o avanço e as estratégias de exportações de móveis brasileiros, sendo premiadas junto ao BNB (Banco do Nordeste) pelo trabalho desenvolvido em prol da expansão das empresas do setor no mercado nacional e internacional. 

A próxima edição do Conemov deve ocorrer em 2023. 

 

MÓVEIS: O NOSSO NEGÓCIO!

Associação Brasileira das Indústrias do Mobiliário – ABIMÓVEL
Assessoria de Imprensa: press@abimovel.com

Compartilhe: